Ligue Agora

26 de Abril de 2021

Protrusão Discal: O que é?

A protrusão discal é uma patologia do disco intravertebral. Esta consiste num processo de desgaste, envelhecimento, abaulamento e perda de elasticidade do disco localizado entre as vértebras.

Os discos intervertebrais são estruturas esponjosas e fibrosas, que se localizam entre cada vértebra da coluna vertebral. Estes funcionam como uma espécie de almofada ou amortecedor, cujo objectivo é absorver impactos e evitar o atrito entre as estruturas ósseas, garantindo a sua mobilidade.

O disco intervertebral é dividido em duas partes: um anel fibroso mais externo e um núcleo pulposo. Entender a estrutura do disco contribui para a compreensão da diferença entre protrusão discal e hérnia discal. Quando ocorre o desgaste do disco intervertebral e o anel fibroso não é rompido, temos o quadro denominado protusão discal.

Por sua vez, se o núcleo do disco ultrapassa o anel que o envolve (portanto, havendo o rompimento do anel fibroso) temos um quadro característico de hérnia discal.

Pode-se dizer que a protrusão discal é a fase inicial da hérnia discal, que pode ou não vir a ocorrer. Nem todas as protrusões discais resultam em hérnias de discais.

Sintomas da Protrusão Discal

Quando o disco ultrapassa o limitado espaço no qual ele está contido, pode pressionar a medula espinhal. É justamente esta compressão do nervo que é responsável pelos sintomas associadas à protusão discal. Independente da área que a protusão discal ocorre (seja lombar, torácica ou cervical), os sintomas são:

  • Dor
  • Inflamação
  • Parestesias (dormências)
  • Limitação de movimento

As áreas mais comuns da coluna que podem apresentar protrusão discal são a região cervical e a região lombar, justamente porque essas são as duas áreas mais flexíveis da coluna e, com isso, as áreas que sofrem maior impacto.

De acordo com a região que a protusão discal ocorre, alguns sintomas mais específicos podem ocorrer.

Protrusão Discal Cervical

  • Dores no pescoço, ombro e braço
  • Deterioração da habilidade motora fina das mãos

Protrusão Discal Torácica

  • Desconforto e/ou dor na região torácica/dorsal

Protrusão Discal Lombar

  • Dormência nas pernas, glúteos e zona genital
  • Déficit de força muscular nas pernas
  • Dificuldade de caminhar

Causas da Protusão Discal

  • Actividades que propiciem vibração persistente
  • Longos períodos de postura sentada e parada
  • Inclinação ou rotação frequentemente do tronco
  • Trabalho físico pesado (situações de carga constante)
  • Envelhecimento
  • Factores hereditários

Diagnóstico da Protusão Discal

O diagnóstico de protusão discal é feito em virtude da sintomatologia clínica, ou seja, o paciente procura um médico ortopedista em virtude dos sintomas que apresenta. Este poderá solicitar exames como Raios-X, Ressonância Magnética e Tomografia, para identificar o local da coluna no qual ocorre a protusão discal.

A Protusão Discal tem cura?

Em condições normais a protrusão discal não tem cura, no entanto em mais de 90% dos casos os sintomas podem regredir ao fim de algumas semanas. Assim, entende-se que o objectivo do tratamento em pacientes com protrusão discal é melhorar a estabilidade da coluna vertebral, prevenindo os sintomas e a progressão da doença. Além da Terapia de Bowen, fazer exercícios físicos específicos de forma regular é muito importante, assim a Fisioterapia, o RPG (reeducação Postural Global), Pilates e Yoga podem contribuir para o alívio das dores e o estímulo da mobilidade da zona afectada.

A Terapia de Bowen e a Protusão Discal

A Terapia de Bowen é uma prática terapêutica complementar que consiste na aplicação de movimentos suaves na superfície da pele, em pontos-chave do corpo. Estes têm como principal finalidade quebrar padrões de dor (muscular, óssea e tendinosa), aliviar tensões acumuladas e induzir de forma natural o relaxamento e o reequilíbrio do corpo.

A experiência tem mostrado que apesar da técnica se basear em movimentos suaves, aplicados no tecido conjuntivo superficial, conseguem-se resultados concretos e duradouros no tratamento das patologias do disco intravertebral (protrusões e hérnias discais), providenciando uma resposta eficaz e rápida na diminuição da pressão na zona do disco afectado.

A maioria dos pacientes sente um imediato alívio da dor logo após a primeira sessão, mas normalmente são necessárias 4 a 6 sessões para providenciar resultados mais permanentes (em função da circunstância de cada pessoa e da severidade do problema).

© Copyright 2023 Terapia de Bowen - Todos os direitos reservados - Feito por 4Leads
crossmenu